Cia Teatral Abdias Nascimento

TEATRO NEGRO NA BAHIA

História

A CAN carrega em seu currículo montagens bem sucedidas e elogiadas pelo público e pela crítica especializada. Sempre preocupada em realizar atividade onde discute ações de políticas afirmativas. 

Por conta desse trabalho árduo recebeu como reconhecimento foi premiado, além de várias indicações ao Prêmio Braskem de Teatro pela montagem "A Casa dos Espectros", de 2006, com o espetáculo "O Dia 14", de 2007. O trabalho mais recente da CAN, "Casulo - uma intervenção trans", ganhou em 2014 o Prêmio Braskem de melhor texto.   

Angelo Flávio: é Bacharel em Direção Teatral, formado pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Sua carreira artística se inicia na adolescência onde desenvolve habilidades nas áreas de teatro, canto, dança afro e moderna, capoeira e técnicas circenses. Em 1997 entra para o Curso Livre de Teatro da UFBA, onde conclui com a apresentação do espetáculo Os velhos Marinheiros com a direção de Paulo Cunha. Em 1998, participa do espetáculo Mãe Coragem com a Cia. de Teatro da UFBA, sob a direção de Luiz Marfuz. Em 1999, se apresenta no espetáculo Chiquinha Gonzaga com a direção de Carmem Paternostro. Em 2002 presta audição para o Núcleo do Teatro Castro Alves e, participa da montagem Os IKS com a direção de Francisco Medeiros (SP). Em 2004 recebe o Prêmio Braskem de Teatro pela atuação no espetáculo O Evangelho Segundo Maria com direção de Carmem Paternostro. Em 2005 participa da encenação de Carlos Petrovich, como um dos destaques no espetáculo Salvador em Salvador no Dique; neste mesmo ano, monta o espetáculo As irmãs de Brecht (Sucesso de crítica e de Publico). Em 2006, dirige e atua na montagem A Casa dos Espectros sucesso de crítica e público, que recebe 2 indicações ao Prêmio Braskem de Teatro e Prêmio de melhor Atriz Coadjuvante. Em 2007 é convidado pela Cia. do COMUNS (RJ) para dirigir uma Leitura Dramática no RJ e dar suporte como Diretor assistente no espetáculo Silêncio. Neste mesmo ano monta em Salvador o espetáculo O DIA 14, que recebe 6 indicações ao Prêmio Braskem de Teatro e é Revelado como a Melhor Cia Teatral pelo Braskem de Teatro 2007. Em 2013 monta o espetáculo CASULO - Uma intervenção Trans e recebe três indicações ao Braskem de Teatro 2014 para melhor texto, espetáculo e ator e o prêmio de melhor texto. 

NO CINEMA e na tv, registra presença nos filmes, Fora do Rumo de João Gabriel,  Eu me Lembro (Premiadíssimo no Festival de Brasília) de Edgar Navarro,  FHC (Prêmio Vídeo Brasil ), Prêmio no CinePe, Primeiro lugar no Festival 5 minutos( Ba) ) de Daniel Lisboa, Memória Póstumas de Brás Cubas,  Participou também, da minisérie Dona flor e Seus Dois Maridos com a direção de Mauro Mendonça Filho. Prêmio Bahia Recall na propaganda publicitária das Lojas Insinuante. Trabalhou entre 2003 à 2007 como Ancora no programa educacional do SENAI em parceria com a TV Futura. Atualmente está em cartaz com Quincas Berro D’água , de Sergio machado, e estará estreando nos longas “ Estranhos” de Paulo Alcântara, “ Trampolim do Forte” de João Matos e “ A beira do Caminho” de Breno Silveira.


Paralelo à sua carreira profissional, Angelo Flávio é um ativista que luta em defesa das causas sociais, temas sempre recorrentes em suas montagens. Já palestrou na SERPRO, CEFET, nas Unidades Acadêmicas da UFBA, IV Encontro de Arte de Matriz Africana (RS) , Olonadé (RJ) e pelo interior do estado debatendo assuntos sempre ligados ao desenvolvimento social e sua co-relação com o histórico das populações negra e indígena. Em 2003 “foi um dos oradores mais aplaudidos” no encontro entre Artistas e Intelectuais Negros e o Ministro da Cultura Gilberto Gil (Correio da Bahia, 16 de agosto/03). Entre 2001 e 2003 viajou pelo país discutindo planos de educação e outras plataformas sócio-politicas com o Movimento Estudantil. Em 2007 é um dos jovens convidados a participar e orar no EJUNE (Encontro Nacional da Juventude Negra), recebendo destaque da imprensa como “um dos palestrantes  mais  disputado do dia”. Em 2008 Representa o Brasil ao Lado de Carlinhos Brown na festa dos Chefes de Estado Latino-Americanos. 2009 segue fazendo cinema. Em 2010 é um dos diretores convidados do Projeto “ Olhar Negro (RJ)” onde dirige Ruth de Souza em Transegun do CUTI.

0 Comentario "História"

Postar um comentário