Cia Teatral Abdias Nascimento

TEATRO NEGRO NA BAHIA

‘Filhos de Santo’ aborda conflitos durante o Estado Novo


Atores ensaiam texto cuja narrativa se passa no Recife
Questões sociais, raciais e religiosas, vivenciadas em meio à ditadura do Estado Novo dos anos 1930, compõem o drama "Filhos de Santos", texto que será apresentado nesta quinta-feira (29), a partir das 19h, durante o projeto "Abriu de Leituras", no Espaço Cultural da Barroquinha. A montagem, que contará com interpretação atores selecionados para o evento, tem direção do dramaturgo e ator cubano Julio Moracen.

Abordada em três atos, a narrativa é ambientada em um bairro pobre do Recife e aponta para uma esfera realista. Entre seus personagens, uma família negra e pobre, que tenta se reerguer fundamentada na religião e na articulação de poder de Roque, um pai de santo autoritário e oportunista.

Ana, cujo ofício é engomar roupas para sobreviver, vê sua família se desestruturar quando uma de suas filhas, Laurinda, adquire tuberculose e o filho, Lourenço, foragido, após um conflito entre a polícia e grevistas com os quais ele se manifestava.

Resta, então, à filha caçula, Lindalva, jovem e atraente que, submissa à mãe, mantém encontros com um médico branco, casado, na esperança de tê-lo como marido e, assim, tirá-los da decadência.

A situação caótica da família se amplia com a volta de Roque, que, estando muito tempo fugido na Bahia, volta ao Recife para fundar um terreiro de candomblé. Ele deseja obcecadamente Lindalva. A paixão, porém, resultará no declínio total da pobre família, culminando com as mortes de Lourenço e Ana.

AUTOR
"Filhos de Santo" é de autoria do pernambucano José de Moraes Pinho (1921-2014), escritor e dramaturgo que integrou o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP). À frente deste grupo, ele esteve ao lado de Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho, na década de 1940.



COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "‘Filhos de Santo’ aborda conflitos durante o Estado Novo"

Postar um comentário