Cia Teatral Abdias Nascimento

TEATRO NEGRO NA BAHIA

O que foi o Teatro Experimental do Negro (TEN)?

O Teatro Experimental do Negro (TEN) surgiu no Rio de Janeiro, em 1944, em um ambiente de absoluta perplexidade, muita especulação e ceticismo. Apesar da descrença e do preconceito existente, o TEN irrompe a cena teatral brasileira em 5 de maio de 1945, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a montagem da peça “O imperador Jones”, de O’Neill. Participaram dos projetos do TEN, além de Abdias Nascimento - seu idealizador e um de seus fundadores-, Lea Garcia, Ruth de Souza, Aguinaldo de Oliveira, Claudiano Filho, Mercedes Batista, Solano Trindade, entre outros.

Desde sua fundação, o TEN  apresentava-se como um projeto cultural de intenções mais abrangentes, que não se restringiam apenas à área da representação teatral, definindo-se como “um amplo movimento de educação, arte e cultura”. Em função desse objetivo, a partir de 1945, foram promovidas várias atividades por meio das quais o TEN  se afirmava como uma oficina de produção e fomento cultural.

O TEN produziu um leque variado de atividades e concursos inéditos – "Rainha das mulatas" e Boneca de Pixe" (década de 40 e 50); a competição plástica do "Cristo negro" (em SP 1945 e RJ em 1946); "A conferencia Nacional do Negro" (em 1949); o "Primeiro congresso do negro Brasileiro" ( em 1950), entre outras.  Na década de 50, o TEN também editou a revista "Quilombo" e, em 196,1 a antologia "Drama para Negros e Prólogos para Brancos", ainda hoje a única no mercado editorial brasileiro.

As dificuldades financeiras, os problemas internos do próprio grupo e os efeitos da Ditadura Militar em todas as atividades culturais e artísticas aceleraram o fim melancólico de uma experiência rica e singular no contexto teatral brasileiro. O esforço de descentramento promovido pelo TEN não sobreviveu ao aparato ideológico e às séries de condições que vem, há séculos, excluindo as minorias dos centros de produção e decisão, relegando ao exótico as instituições e as práticas que incorporam o outro na sua fala e que o consideram como um elemento relevante na construção dos saberes e nas posições de poder social.

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